Chrystine Silva
Não podemos estabelecer exatamente o que é a arte da performance pois, por ser uma linguagem artística contemporânea, seu conceito está em constante movimento. Faremos aqui então, considerações a respeito de alguns elementos que estão presentes na maioria das performances que acontecem hoje em dia.
A arte da performance é considerada uma arte do corpo, pois nesta linguagem artística, o performer se torna sua própria obra de arte, a partir do momento em que fala sobre si mesmo utilizando seu corpo. Evidenciamos também que as demais linguagens artísticas (dança, teatro, música, artes plástica) interagem entre si dando origem a esta nova linguagem.
Pode-se notar que os performers valorizam a interação direta com o público que deixa de ser apenas um espectador para ser participante do ato artístico. Esta interação pode acontecer de várias maneiras, havendo ou não contato direto com o performer. Pode-se pensar esta relação com o público como o compartilhamento de um segredo que é revelado pelo performer, mas, que não necessariamente é entendido em sua completude pelo público. Este, por sua vez, acabará por selecionar as informações com as quais se identifica neste ato artístico e terá uma outra compreensão deste segredo, as vezes, completamente diferente da compreensão do performer.
Outro fator bastante evidente é a utilização da performance como meio de manifestar ideais políticos, ou seja, como meio de expressão pessoal, pensando criticamente seu contexto sociocultural. Na performance enquanto acontecimento, a compreensão do que é visto é impregnada da individualidade de cada espectador, assim como o que leva o performer ao ato artístico e como procede durante sua apresentação está também impregnado de sua individualidade. Estes fatores fazem com que cada performance, ou cada apresentação de uma mesma performance, sejam totalmente diferentes, se metamorfoseando de acordo com as variações que sofre o próprio indivíduo.
Podemos perceber então, que pensar uma expressividade por meio da arte da performance, significa desenvolver uma linguagem pessoal. Nesse processo o performer tem a liberdade de utilizar as demais linguagens artísticas, sua própria biografia, bem como suas inquietações de qualquer ordem para planejar um ato artístico que estará também em constante movimento, dependendo diretamente dos fatores que implicarão em sua feitura: o espaço, os espectadores, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário