sábado, 9 de janeiro de 2010

"SOMOS IMBATÍVEIS, ESTAMOS NO CHICO VILA OU JOVENS DO BAIRRO OU TÔ ESCOLHENDO, CALMA! OU NOSSOS SENTIMENTOS OU NÃO ACREDITO QUE CONSEGUIMOS"




Os quase cinco meses de oficina resultaram na apresentação de um extrato cênico criado em processo colaborativo no dia 17 de dezembro do corrente ano nas dependências do Departamento de Artes da UFRN.
O extrato cênico foi criado a partir de um manifesto produzido pelos oficinandos, que trata das melhorias que devem ser feitas ao bairro, em sua opinião. Trata-se de reivindicações como saneamento básico, segurança nas escolas, melhorias no atendimento dos postos de saúde etc.
Aos assuntos “de adultos” intercalam-se aspectos propostos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ou mesmo movimentações criadas a partir de sentimentos como saudade, e a partir do manifesto. Nesse sentido, os espectadores/participantes são levados a conhecer os performers e suas individualidades, contribuindo para a construção de uma imagem que se afirma a cada dia em cada um deles e, assim, refletindo sobre sua própria.

A apresentação foi muito bem sucedida, tendo sido presenciada por alunos e professores do Departamento de Artes da UFRN que, ao final, participaram de um debate proposto pela coordenadora do processo criativo. Os depoimentos foram favoráveis ao trabalho muito bem executado pelos oficinandos, que também, a cada ensaio feito, apropriavam-se mais do objeto de sua criação.
Ao serem perguntados sobre o que foi modificado na sua concepção de fazer artístico, mais especificamente teatral, os performers responderam que tudo foi modificado, devido a possibilidade de abordagem de assuntos políticos e pessoais proporcionada pela arte da performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário